Pró Monarquia - Site Oficial da Casa Imperial do Brasil
EVENTOS MONÁRQUICOS

JUNHO 2019

XXIX ENCONTRO MONÁRQUICO NACIONAL

No dia 8 de junho de 2019, realizou-se na cidade do Rio de Janeiro, com a presença de membros da Família Imperial brasileira, o XXIX Encontro Monárquico, no Salão Guanabara do Windsor Flórida Hotel. A abertura dos trabalhos foi realizada pelo Príncipe Dom Antônio de Orleans e Bragança, seguindo-se as palestras do Prof. Ibsen José Casas Noronha e da Deputada Chris Tonietto. Após o almoço, o reinício dos trabalhos foi realizado pelo Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança, seguindo-se as palestras do Sr. José Carlos Alves de Matos Sepúlveda da Fonseca e do Dr. Guilherme de Faria Nicastro. Após as palestras foi apresentado o Painel Atuação Monárquica e Lideranças novas. A conclusão do Encontro foi feita pelo Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, seguindo-se a entrega de diplomas aos participantes regularmente inscritos. No dia 9, domingo, foi comemorado o 81º Aniversário de Sua Alteza Imperial e Real o Senhor Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, com celebração de Missa Solene em Ação de Graças na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, seguida de almoço comemorativo, igualmente no Salão Guanabara do mesmo Hotel.

 

ABRIL DE 2019

I Encontro Monárquico do Interior de São Paulo


No dia 27 de abril, realizou-se o I Encontro Monárquico do Interior de São Paulo, por iniciativa do Movimento Itu, Fidelíssima do Império, na Fábrica São Luiz, na cidade paulista de Itu, onde se reuniram veteranos e jovens monarquistas locais e de municípios vizinhos. Impossibilitado, por recomendação médica, de comparecer ao evento, no qual seria o convidado de honra, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, fez questão de gravar uma mensagem em vídeo para ser exibida durante o evento, desculpando-se por sua ausência e falando da atual floração de boas tendências em nosso País, o que levará à eventual restauração da Monarquia Constitucional e de uma sociedade autenticamente cristã no Brasil. A realização do Encontro Monárquico se deu no âmbito das comemorações do sesquicentenário da Fábrica São Luiz, a primeira indústria a vapor estabelecida no Estado de São Paulo.

ABRIL DE 2019

II Encontro Monárquico de Brasília


No dia 11 de abril de 2019, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, foi convidado de honra do II Encontro Monárquico de Brasília, evento realizado por iniciativa do Movimento Brasília Capital do Império e do Círculo Monárquico Brasileiro, no Salão Nobre do San Marco Hotel, na Capital Federal. O evento contou com palestras do Príncipe Dom Luiz Philippe de Orleans e Bragança, sobrinho do Príncipe Imperial e Deputado Federal pelo Estado de São Paulo, bem como de Carla Zambelli, também Deputada Federal por São Paulo. No encerramento do evento, o Príncipe Dom Bertrand referiu-se ao embate, no atual cenário político e social, entre velhas forças demolidoras e uma ampla floração de boas tendências, entusiasmos e dedicações, que clama pelo “meu Brasil de volta” e afirma que a nossa “Bandeira é verde e amarela e jamais será vermelha”. Nesse embate, cabe aos monarquistas dar o maior contributo: a plena vigência, nas esferas pública e privada, dos Princípios decorrentes do Decálogo, de modo a restaurar uma sociedade autenticamente cristã e monárquica no Brasil.

FEVEREIRO DE 2019

Almoço Monárquico no Nacional Club

No sábado, dia 2 de fevereiro, a Pró Monarquia ofereceu almoço em homenagem ao Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, por ocasião de seu 78º aniversário. A comemoração teve lugar no tradicional Nacional Club, em São Paulo, que vem sediando grandes eventos monárquicos há três décadas. Presentes, o sobrinho do aniversariante, o Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança, amigos de longa data, membros da Diretoria e colaboradores mais próximos da Pró Monarquia, devotados veteranos e jovens monarquistas, além de figuras representativas da sociedade paulista e distintas senhoras, todos reunidos em um ambiente agradável ao longo de uma tarde gratificante, que vivificou nos presentes o afeto pela Família Imperial do Brasil e fortaleceu o ideal monárquico que congregou a todos.

JANEIRO DE 2019

I Encontro Monárquico do Vale do Paraíba


No dia 26 de janeiro de 2019, o Príncipe Imperial Dom Bertrand de Orleans e Bragança, representando a Casa Imperial do Brasil, compareceu como convidado de honra no I Encontro Monárquico do Vale do Paraíba, realizado com apoio do Burke Instituto Conservador,  no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no Estado de São Paulo. O numeroso público acompanhou atentamente às palestras ministradas por especialistas em suas respectivas áreas que abordaram temas variados de história, cultura e política. Responsável pelas palavras de encerramento do evento, o Príncipe ministrou palestra em que tratou da “escalada monárquica”, termo cunhado por Sua Alteza para se referir à difusão dos ideais da Monarquia Constitucional e às perspectivas cada vez mais reais de sua restauração em nosso País. O Príncipe Imperial foi longamente aplaudido e bastante requisitado durante todo o evento.

JANEIRO DE 2019

Aclamação da Família Imperial

 

Em 6 de janeiro de 2019, numerosos monarquistas realizaram, em São Paulo, pelo segundo ano consecutivo, Ato de Aclamação da Família Imperial. Os presentes homenagearam o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, com buquê de flores e rosas brancas, demonstrando plena confiança na restauração da Monarquia em nosso País. A Aclamação se deu na Sede da Pró Monarquia, contando também com a presença de Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, tendo sido realizados na ocasião o hasteamento de uma Bandeira do Império de 48 metros quadrados e a execução do Hino da Independência do Brasil. 

DEZEMBRO DE 2018

Concerto de Natal 2018

 

No dia 15 de dezembro de 2018, sob os auspícios de S.A.I.R. Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, realizou-se o Concerto de Natal 2018, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, nos Campos Elíseos, em São Paulo, com a presença de S.A.I.R. Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, de numerosos e ilustres Amigos da Monarquia, e também com a presença do Dr. José Augusto Brito, Diretor do MackGraph, da Universidade Mackenzie. O evento natalino teve início com a apresentação do Grupo Musical de Estudantes da Escola Estadual Professora Zenaide Lopes de Oliveira Godoy sob regência do Professor Paulo Sérgio Cacirio de Almeida. Seguiu-se a apresentação da Banda Musical e do Coral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. A Banda Musical contou com 31 músicos sob regência do Maestro José Carlos Milanez, e o Coral com 22 integrantes sob regência do Maestro Davi Bastos dos Santos. A seguir apresentou-se o Ensemble Jequitibá com 16 músicos, tendo Felipe Secamilli como spalla da orquestra de cordas e sopro, acompanhados pelo renomado Tenor Ciro Tolon que emocionou todos os presentes.

AGOSTO DE 2018

A Jornada dos Príncipes

 

No dia 19 de agosto de 2018, em Jacareí – SP, realizou-se, com a presença do Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, a Cerimônia de Lançamento do Projeto “A Jornada dos Príncipes”Essa Jornada comemora a viagem a cavalo realizada pelo Príncipe Dom Pedro do Rio de Janeiro à província de São Paulo. Nessa viagem,  vilas e povoados do Vale do Paraíba acolheram a comitiva real, cederam Paços do Concelho para audiências e despachos do Príncipe e forneceram as pessoas para a formação de uma Guarda de Honra, oficializada na Vila Real de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pindamonhangaba, no dia 20 de agosto de 1822. O Vale do Paraíba foi a única região no Brasil a participar diretamente dos acontecimentos que culminaram com a separação do Reino do Brasil do Reino de Portugal, no dia 7 de setembro de 1822, na colina do Ipiranga. Ali estavam naquela tarde histórica os valeparaibanos, testemunhas oculares do gesto de Dom Pedro, criador do Império do Brasil. Essa viagem, iniciada em 14 de agosto de 1822 no Rio de Janeiro e encerrada em São Paulo em 25 do mesmo mês, teve papel decisivo no processo final da Independência, iniciado com a volta da Família Real portuguesa e a ascensão do jovem Príncipe. Seguindo os passos de Dom Pedro, os Príncipes brasileiros e comitiva farão novamente, a partir de 2018, esse caminho para a Independência do Brasil. Visitarão locais por onde Dom Pedro passou e  neles haverá palestras, conferências, debates e encontros de cunho histórico e cultural. Visitarão cada cidade da jornada de Dom Pedro. Começa-se assim a comemorar, em contagem regressiva, o Bicentenário da Independência do Brasil.

SETEMBRO DE 2018

I Encontro Monárquico de São Paulo

No dia 8 de setembro de 2018, no Nacional Club, realizou-se o I Encontro Monárquico de São Paulo, com a presença do Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança e de numerosos monarquistas do Estado de São Paulo e da Capital. O Evento contou com um tradicional almoço tropeiro em homenagem à viagem realizada a cavalo pelo Príncipe Dom Pedro, que partiu do Rio de Janeiro, passando pelas fazendas do Vale do Paraíba, e culminou em São Paulo, às margens do Ipiranga, a 7 de setembro de 1822, com o brado retumbante da Independência do Brasil.


Pró Monarquia é uma associação cívico-cultural sem fins lucrativos, fundada em 1990, que tem por finalidade promover, orientar e coordenar iniciativas voltadas à restauração do regime monárquico de governo no Brasil, observada a legitimidade dinástica. Assim, sob os auspícios do Chefe da Casa Imperial do Brasil S.A.I.R. o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, realiza e incentiva atividades de estudo, formação e divulgação concernentes à Dinastia brasileira, à nossa história, valores e tradições, bem como à excelência do regime monárquico enquanto tal e à realidade nacional, de modo a obter a coesão dos monarquistas brasileiros em torno de um mesmo ideário e atrair para a causa monárquica a simpatia e a adesão dos compatriotas.